domingo, 30 de agosto de 2015

Novo Mundo Auto Ônibus Ltda.

Em 30 de maio de 1948, a empresa SUAREZ publicava no ‘Jornal do Brasil’ um anúncio com o seguinte teor: “PROGRESSO PARA A CIDADE MARAVILHOSA – SUAREZ vendeu e entregou à Empresa Novo Mundo Auto Ônibus Ltda. – Linha nº 90 – 6 luxuosos ônibus de 30 passageiros e mais um moderno carro socorro do fabricante americano STUDEBAKER. Inauguram-se hoje”.

Na notícia adiante, do periódico ‘Diário da Noite’, há a confirmação de que a Novo Mundo, explorando a linha 90, era “mais uma empresa que aparece...”, mostrando que de fato que era uma ‘novata’ no ramo do transporte de passageiros na cidade.

Lembramos que a linha 90 foi explorada, antes da Novo Mundo, pela Independência Auto Ônibus Ltda.

(Diário da Noite, 07/07/1948)

E um acidente não tardou, vitimando fatalmente um passageiro de um carro da linha Lins de Vasconcelos x Santa Rita, da empresa em questão, como aparece no recorte a seguir.

(A Noite, 26/07/1948)

E no ‘cartão de propaganda’ adiante, verificamos que a linha 90, explorada pela empresa, passara a ser Lins de Vasconcelos x Candelária – via Méier. Na mesma propaganda, temos o endereço da Novo Mundo: Rua Aquidaban, nº 168, com o telefone 49-4592.

(Diário da Noite, 01/11/1948)

Já em fevereiro de 1949, o IAPETC fazia publicar no diário ‘A Noite’ uma notificação, conclamando alguns empregadores, dentre eles a Novo Mundo Auto Ônibus Ltda., a apresentarem ao fiscal do Instituto a documentação informada neste aviso, para regularizarem a sua situação.

(A Noite, 07/02/1949)

E em outubro de 1953, acompanhada de outras onze empresas, era noticiada a falência da “Viação Novo Mundo”.

(A Noite, 30/10/1953)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

2 comentários:

  1. Prezado Eduardo,
    A garagem da Novo Mundo era no mesmo endereço da Independência, que por sua vez operava em conjunto algumas linhas com a Viação Popular. Isso leva a acreditar que elas eram dos mesmos proprietários.
    Abraços,
    Antonio Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio Sérgio, é verdade mas pode-se pensar em duas condições, a que você citou como também facilidade de encontrar uma garagem vaga perto do seu ponto final. Abraços.

    ResponderExcluir